Ransomware: um dos maiores problemas da atualidade.

ransomware - um dos maiores problemas da atualidade - stwbrasil

Na primeira temporada do STWCast, os sócios da STWBrasil e convidados vão abordar assuntos da área de tecnologia, cibersegurança e perícia forense. O primeiro episódio foi sobre um dos maiores problemas da atualidade, o Ransomware

Os peritos Marcelo Nagy, Leandro Morales, Adnan de Castro e Renan Cavalheiro abordaram o assunto e falaram sobre as ações necessárias para agir contra essa ameaça

O que é ransomware? 

Ransomware é um tipo de malware, um programa malicioso que causa danos a uma empresa ao sequestrar os dados da sua rede de computadores. 

Esse malware criptografa os arquivos da máquina, como servidores ou estações de trabalho, e exige um pagamento de resgate, geralmente em criptomoedas, para disponibilizar a chave de descriptografia.

Adnan de Castro, pós-graduado em Perícia Forense Digital, menciona que existe também um tipo de ransomware que funciona como uma máscara, sem criptografar os dados. Esse malware altera partes do documento, como o cabeçalho, impedindo que a máquina localize o arquivo, levando a acreditar que os dados estão criptografados. 

O que torna o ransomware tão perigoso?

De acordo com Renan Cavalheiro, pós-graduado em Cyber Security e MBA em Segurança da Informação, esse tipo de ataque é um dos maiores problemas da atualidade, pois tem a capacidade de gerar lucro para os criminosos cibernéticos. 

Ele diz que ao longo da história da computação, os ataques maliciosos evoluíram de um vírus que danificava o seu HD para um malware que tenta monetizar o ataque. 

Hoje, por ser uma das formas de ataque mais lucrativas para os criminosos, o ransomware atrai diversas organizações, normalmente internacionais, e indivíduos mal-intencionados que desejam obter grandes ganhos financeiros.

Como o ransomware pode afetar a sua empresa? 

Como o ransomware pode afetar a sua empresa?

O ransomware pode afetar gravemente uma empresa porque prejudica a disponibilidade e a integridade dos dados, causa interrupção nos negócios, perdas financeiras, danos à reputação e impactos legais.

Empresas de todos os portes estão vulneráveis a esse tipo de ataque, e muitas vezes, por serem grupos altamente sofisticados e organizados, os criminosos tornam a recuperação dos dados extremamente desafiadora.

Como evitar esse tipo de ataque? 

A melhor maneira de evitar o ataque de ransomware é investir em medidas de prevenção e segurança cibernética, tais como: 

  • Ter uma política de segurança bem estruturada;
  • Realizar backups regulares e mantê-los em locais seguros e isolados da rede principal;
  • Manter sistemas operacionais e software atualizados; 
  • Implementar soluções de segurança, como antivírus e firewalls;
  • Educar os colaboradores sobre as melhores práticas de segurança cibernética, como evitar abrir e-mails suspeitos ou clicar em links desconhecidos.

Marcelo Nagy, diretor da STWBrasil e pós-graduado em Cyber Security, enfatiza que ‘’é importante entender que os backups, sejam eles de máquinas locais ou servidores na nuvem, se estiverem na mesma rede dos demais servidores, estão suscetíveis a serem atacados por ransomwares. Esses ransomwares têm a capacidade de procurar máquinas vulneráveis na rede e, caso encontrem o backup feito previamente, irão criptografar esses dados, comprometendo assim uma das principais medidas de recuperação após um ataque.

“Minha empresa foi vítima de um ataque, o que fazer?

Se uma empresa for vítima de um ataque de ransomware, é fundamental que ela conte com profissionais especializados em resposta a incidentes de segurança

Esses especialistas podem ajudar a identificar o vetor de ataque, analisar o ambiente comprometido, preservar evidências e restaurar backups seguros.

Em casos extremos, em que não é possível recuperar os dados sem pagar o resgate, é importante que a empresa busque aconselhamento legal e considere todas as opções antes de tomar uma decisão. 

Pagar o resgate é uma escolha difícil, pois pode incentivar os criminosos a continuar com esse tipo de atividade criminosa, mas, em alguns casos, pode ser a única maneira de recuperar os dados para a operação do negócio.

É por essa razão que ter ao lado profissionais que saibam como funciona a lógica dos criminosos por trás desse tipo de ataque e que não estejam envolvidos emocionalmente com a empresa é primordial para chegar a uma solução adequada do caso. 

Conclusão

Em um cenário digital cada vez mais desafiador, a ameaça dos ransomwares se mostra persistente e complexa. Compreender as particularidades desse ataque é fundamental para a segurança de dados e sistemas.

Para aprofundar ainda mais seu conhecimento sobre esse tema, assista ao episódio completo do STWCast, onde discutimos em detalhes as táticas dos cibercriminosos e as defesas necessárias. 

Clique no link que está aqui embaixo para acessar o episódio agora mesmo e entender como você pode proteger a sua empresa contra as ameaças cibernéticas. 

Ransomware: Um dos maiores problemas da atualidade

A segurança dos dados da sua empresa está a um clique!

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Nossas Redes

Mais LIDOS

Empresa líder em segurança da informação. A proteção digital da sua empresa é a nossa prioridade. Contamos com o uso de tecnologia de última geração por profissionais altamente especializados.

Copyright © Todos os direitos reservados Conheça nossas Políticas de Privacidade