A era da informação e os profissionais de tecnologia: do CPD à computação em nuvem.

A era da informação e os profissionais de tecnologia do CPD à computação em nuvem. STWBrasil

A história da tecnologia é repleta de revoluções que transformaram não apenas a maneira como vivemos, mas também como trabalhamos. 

Um exemplo notável dessa transformação é a trajetória do Sr. Antonio Neto, analista de sistemas e administrador de empresas, que testemunhou a evolução tecnológica ao longo das décadas. 

Neste artigo, com base no último episódio da primeira temporada do STWCast, vamos abordar como era a tecnologia no início da carreira do Sr. Neto e como ela se transformou, impactando profundamente o campo da Tecnologia da Informação (TI).

A era das máquinas de 16K e o surgimento da TI

Logo de início, Neto cita que no começo de sua carreira, as máquinas de computação eram bem diferentes do que conhecemos hoje. 

A tecnologia estava apenas engatinhando no Brasil na década de 60 e 70, com a utilização de computadores principalmente para fins de arrecadação, como pela Receita Federal e prefeituras municipais. 

Essa fase inicial da TI era conhecida como “CPD” (Centro de Processamento de Dados) e tinha um enfoque estrito na arrecadação de dados, não na gestão.

Os primeiros computadores com os quais o Sr. Neto trabalhou tinham apenas 16K de memória, uma fração minúscula em comparação com os gigabytes de RAM que temos hoje. 

A capacidade de processamento era limitada, e os programadores precisavam ser altamente eficientes em suas tarefas. Realizar mais de três compilações era considerado um sinal de ineficiência.

Ele ainda diz que naquela época, a formação de programadores estava profundamente enraizada na lógica e na capacidade de solucionar problemas. 

Os programadores não apenas escreviam código, mas também tinham que entender profundamente os processos e as necessidades de negócios que estavam automatizando.

A revolução da microinformática e a ascensão da Apple e da Microsoft

O advento da microinformática trouxe mudanças significativas. 

Empresas como a Apple e a Microsoft, muito antes da IBM, reconheceram o potencial da computação pessoal e começaram a popularizar computadores em casa, algo que anteriormente parecia impensável.

Com a descentralização e a popularização dos computadores pessoais, a IBM percebeu a necessidade de mudar sua abordagem. A arquitetura aberta da IBM competiu diretamente com empresas como Apple e Microsoft. 

A capacidade de personalização e a disponibilidade de software desempenharam papéis fundamentais nesse período de transformação.

Com isso, a IBM evoluiu sua estratégia ao perceber que os softwares eram o verdadeiro coração da revolução tecnológica. 

Ela deixou de lado a produção de hardware e concentrou-se em desenvolver e fornecer soluções de software. Essa mudança estratégica teve um impacto duradouro na indústria de TI.

A virada do século e o bug do milênio

A virada do século trouxe consigo preocupações sobre o “Bug do Milênio“, que exigia a compilação de programas e o aumento de duas casas nos anos. 

No entanto, Neto destaca que a correção real envolveu o aumento de apenas dois bytes na base de dados. 

O desafio estava em encontrar programadores Cobol que soubessem fazer essa alteração, destacando a dependência de profissionais altamente especializados.

Da informática para a Tecnologia da Informação

Da informática para a Tecnologia da Informação

A informática evoluiu de programas personalizados para sistemas empresariais altamente customizáveis. 

A capacidade de adaptar soluções de software internamente permitiu que a tecnologia da informação se tornasse uma ferramenta de gestão. 

Até mesmo os usuários finais podem inserir dados diretamente nos sistemas, automatizando processos que antes exigiam digitadores.

Um exemplo notável é a revolução causada pelo código de barras. Antes, empresas como a Sabesp empregavam mais de duzentos perfuradores de fita para medir e cobrar contas de água. O ciclo de processamento demorava 40 dias

A chegada do código de barras eliminou 230 empregos existentes para criar outros no lugar. 

A segurança de dados na era da conexão

Com a proliferação de dados e a conectividade ininterrupta, surgiram inúmeros desafios de segurança. 

Como garantir a segurança ao realizar transações bancárias por meio de aplicativos móveis? A segurança de dados tornou-se uma prioridade crítica em nossa era digital.

Foi nesse contexto que novas profissões surgiram e técnicos qualificados se fizeram necessários. 

Uma jornada tecnológica em constante evolução

A jornada tecnológica do Sr. Antonio Neto ilustra vividamente a incrível transformação que a TI experimentou ao longo dos anos. De máquinas de 16K a sistemas em nuvem e segurança de dados. 

Para ele, a principal mudança na tecnologia é a crescente velocidade, o aumento exponencial das memórias e, acima de tudo, a comunicação instantânea. Hoje, os dispositivos estão interconectados de maneira sem precedentes, impulsionando a eficiência e a acessibilidade.

Um conselho para profissionais da área é para que se especializem, porque é isso que o mercado pede. 

Não basta ter acesso à faculdade, é preciso ser expert em um área para solucionar problemas e ser valorizado no seu campo de atuação

Para conhecer mais sobre a evolução da tecnologia e sobre a importância de se manter atualizado, assista ao episódio completo do STWCast que já está no ar. 

A era da informação e os profissionais de tecnologia. Do CPD a computação em nuvem (Neto).

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Nossas Redes

Mais LIDOS

Empresa líder em segurança da informação. A proteção digital da sua empresa é a nossa prioridade. Contamos com o uso de tecnologia de última geração por profissionais altamente especializados.

Copyright © Todos os direitos reservados Conheça nossas Políticas de Privacidade