A participação da perícia particular nas instituições privadas

A participação da perícia particular nas instituições privadas STWBrasil

No quarto episódio da primeira temporada do STWCast, a convidada especial Dra. Thaís Barbosa explica a importância da união entre a análise forense e o conhecimento jurídico, destacando como essa combinação se revela essencial para enfrentar desafios complexos e proteger as instituições privadas contra fraudes.

O processo de investigação em uma empresa envolve uma série de etapas e procedimentos que têm como objetivo identificar, analisar e resolver questões relacionadas a atividades suspeitas, irregularidades, fraude, má conduta ou quaisquer outros problemas que possam comprometer a integridade e os interesses da organização. Esse processo é essencial para garantir a transparência, a conformidade legal e a proteção dos recursos da empresa. 

Dentre os principais elementos que envolvem um processo de investigação empresarial, estão a união do setor jurídico com a perícia particular. 

Como a perícia particular vai colaborar com o setor jurídico? 

Ao fornecer conhecimentos técnicos e análises especializadas, a perícia particular colabora para o sucesso das atividades do setor jurídico. 

Entre os principais pontos citados pela Dra. Thaís Barbosa, advogada criminalista, especialista em direito eletrônico, estão: 

  • Coleta e análise detalhada de evidências. 
  • Suporte na condução de investigações, o que inclui a recuperação de dados apagados, a análise de comunicações eletrônicas e a reconstrução de eventos para elucidar situações complexas.
  • Expertise técnica e prática, traduzindo termos complexos para facilitar a compreensão do setor jurídico. 
  • Interpretação das provas obtidas, fornecendo insights sobre seu significado e relevância legal. 

A troca de informações é essencial 

Para que a colaboração entre profissionais seja eficaz, é preciso que ocorra troca de informações entre perito e advogado, chegando a uma definição clara do escopo de investigações. 

Dessa forma, o perito compreende os objetivos finais da investigação e adapta a profundidade da análise conforme necessário. 

Essa interação entre profissionais ajuda a direcionar o foco do perito, otimizando sua abordagem e alinhando-se ao propósito do processo. 

Esse fato pode influenciar diretamente o sucesso na emissão de laudos, sentenças condenatórias e, em contextos criminais, a formação de uma narrativa convincente.

Conhecimento é fundamental 

Não é necessário que um especialista em análise forense seja, ao mesmo tempo, um especialista em direito, ou vice-versa. 

Porém, para o sucesso das investigações, advogados precisam compreender aspectos técnicos e peritos precisam compreender a natureza jurídica do processo. 

O conhecimento mútuo é fundamental para superar barreiras de terminologia e garantir que ambas as partes estejam alinhadas na busca por justiça.

A prevenção é a melhor solução

Thaís relembra que ao investir em cibersegurança, as empresas podem mitigar riscos e proteger suas informações, garantindo uma abordagem eficaz tanto na prevenção quanto na resolução de incidentes.

Ela ainda incentiva a abordagem proativa em relação à segurança cibernética, lembrando as instituições privadas de investirem em prevenção desde o design de seus sistemas e dispositivos.

Conclusão

Chegamos à conclusão de que em um mundo cada vez mais digital, a análise forense e a expertise jurídica se unem, proporcionando um alicerce sólido para investigações bem-sucedidas e prevenção eficaz de fraudes.

Para saber mais sobre a importância da união entre esses setores, e como a STWBrasil auxiliou a Dra. Thaís, assista ao episódio completo clicando no link que está aqui embaixo.

Como a perícia particular pode ajudar as instituições privadas?

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Nossas Redes

Mais LIDOS

Empresa líder em segurança da informação. A proteção digital da sua empresa é a nossa prioridade. Contamos com o uso de tecnologia de última geração por profissionais altamente especializados.

Copyright © Todos os direitos reservados Conheça nossas Políticas de Privacidade